O ultrassom é uma das especialidades na área da medicina veterinária que tem se destacado nos últimos anos. O procedimento consiste na aplicação de ondas de alta frequência e baixa intensidade sobre a região desejada para o exame. Entender os princípios e como funciona o ultrassom em caes é fundamental para que os médicos veterinários possam oferecer o melhor tratamento possível para seus pacientes.
O que é ultrassom em caes?
O ultrassom em caes é uma técnica não invasiva que tem por objetivo a avaliação do estado de diversos órgãos como fígado, rins, intestino, pâncreas, coração, tireoide e próstata. O exame permite conhecer e acompanhar o tamanho, forma e estrutura desses órgãos, além de que ajuda o médico veterinário a identificar possíveis inflamações, tumores ou cistos.
Como funciona o ultrassom em caes?
O procedimento de ultrassom em caes inicia-se com o uso de um aparelho de ultrassom que é composto por é uma sonda externa e um monitor. A sonda externa é aplicada diretamente sobre a região a ser avaliada e então capta as imagens que são enviadas para o monitor onde é possível visualiza-las. As imagens obtidas permitem verificar a localização, forma, função e estado da saúde dos órgãos.
Vantagens do ultrassom em caes
- Rapidez na realização do exame
- Não é necessário anestesia para realização do exame
- É um equipamento simples e de fácil manuseio
- Os riscos residuais do procedimento são praticamente nulos
- Fornece informações em tempo real sobre o estado de saúde dos órgãos
- O diagnóstico é preciso e tem grande precisão
O uso do ultrassom em caes tem se mostrado como uma ferramenta extremamente útil para ajudar a identificar possíveis problemas que podem não ter sido notados através de exames clínicos mais simples. Se você deseja garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo pet, contar com um médico veterinário que realiza ultrassom é a melhor opção. A Amparo Veterinaria possui uma equipe altamente qualificada e é especializada em Medicina Veterinária. Solicite uma cotação e proteja seu melhor amigo!