O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta indispensável para os cuidados e tratamentos médicos em animais de pequeno porte. Através do registro tridimensional das ondas eletromagnéticas geradas pelo coração, os profissionais da área veterinária conseguem identificar e monitorar problemas cardíacos, avaliando e correlacionando as alterações da frequência cardíaca, ritmo, ondas e segmentos.
O Que É o Eletrocardiograma em Animais de Pequeno Porte?
O eletrocardiograma em animais de pequeno porte é um exame que registra de maneira gráfica e automática a atividade elétrica do coração, possibilitando aos profissionais veterinários analisarem a função cardíaca e pesquisar alterações ou doenças cardíacas. Esta avaliação é realizada por meio de eletrodos aplicados na parte externa do corpo do animal, permitindo que as informações obtidas sejam registradas em um monitor externo.
Como Funciona o Eletrocardiograma em Animais de Pequeno Porte?
Durante a realização do exame, o eletrocadiograma registra a atividade elétrica do coração em um gráfico bidimensional conhecido como traçado. Por meio desta análise, o profissional veterinário consegue identificar o ritmo cardíaco, verificar a frequência cardíaca, bem como outras alterações e possíveis doenças cardíacas.
Vantagens de Utilizar o Eletrocardiograma em Animais de Pequeno Porte
- Permite a identificação precoce da presença de patologias cardíacas;
- Indicado para a avaliação da resposta a medicamentos cardiotônicos;
- Mensura a gravidade de uma doença cardíaca;
- Facilita a identificação do ritmocardíaco;
- Avalia a resposta do organismo ao exercício.
O uso de eletrocardiogramas em animais de pequeno porte pode fazer a diferença entre a descoberta de uma doença a tempo e o não diagnóstico de problemas cardíacos. Por isso, a Amparo Veterinária está aqui para proporcionar o melhor atendimento e cuidado a seu pet. Entre em contato para saber mais e faça uma cotação agora mesmo.